31 março 2013

Feliz páscoa!

 
Que a Ressurreição de Jesus Cristo, ressuscite no coração do homem o respeito e amor à criação divina. Nesta criação, nós animais também fazemos parte. Toda equipe APA deseja a você e família uma feliz páscoa. E não se esqueça que chocolate para seu amigão de estimação, seja cão ou gato não pode!

Farra do boi, vergonha para os Catarinenses!


          Um dos rituais mais selvagens envolvendo crueldade contra animais é a Farra do Boi. Todos os anos centenas de bois são torturados e mortos em mais de trinta comunidades de Santa Catarina. Em outros estados, a prática é duramente criticada. A Farra do Boi ocorre com mais frequência na época da Páscoa, culminando na Sexta-feira Santa. Mas algumas localidades celebram casamentos, aniversários, jogos de futebol e outras ocasiões especiais. Proeminentes empresários, criadores de gado, cidadãos, donos de restaurantes, donos de hotéis e políticos, são os que doam os bois para a "festa". Antes do evento o boi é confinado sem alimento disponível por vários dias. Para aumentar o desespero do animal comida e água são colocados num local onde o boi possa ver, mas não possa alcançar. A Farra começa quando o boi é solto e perseguido pelos "farristas", que carregam pedaços de pau, facas, lanças de bambu, cordas, chicotes e pedras - homens, mulheres e crianças - e perseguem o boi que, no desespero de fugir, corre em direção ao mar e acaba se afogando. 

Depois de dias, o alívio da morte.


          Sim, a foto é chocante, mas isso acontece! Fontes da WSPA-Brasil (World Society for Protection of Animals) afirmam ter visto o gado sendo torturado de diversas maneiras: animais banhados em gasolina e depois incendiados, pimenta jogada em seus olhos que, geralmente, são arrancados. Participantes quebram os cornos e patas do animal e cortam seus rabos.Os bois podem ser esfaqueados e espancados, mas há um certo "cuidado"para que o animal permaneça vivo até o final da "brincadeira". Essa tortura pode continuar por três dias ou mais. Finalmente o boi é morto e a carne é dividida entre os participantes. Alguns dizem que é um ritual simbólico, uma encenação da Paixão de Cristo, onde o boi representaria Judas; outros acreditam que o animal representa Satanás e torturando o Diabo, as pessoas estariam se livrando dos pecados. Mas hoje em dia a Farra do Boi não tem nenhuma conotação religiosa. Para as pessoas que moram na área litorânea, onde a barbárie ocorre, a Farra do Boi é apenas uma oportunidade pra se fazer uma festa e de se ganhar algum dinheiro extra, pois alguns moradores aproveitam para vender bebidas e petiscos para os participantes.

                                                                           Leis

           Além da Lei Federal 9.605/98, que prevê em seu artigo 32, que é proibido “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”, impondo pena de detenção e multa, sendo aumentadas até um terço se ocorre a morte do animal, a Farra do Boi foi expressamente proibida através de Recurso Extraordinário número 153.531-8/SC; RT 753/101 em território catarinense, por força de acórdão do Supremo Tribunal Federal, na Ação Civil Pública de n.o 023.89.030082-0. Conforme decidiu o Supremo Tribunal Federal, a Farra do Boi é intrinsecamente cruel, é crime, punível com até um ano de prisão, para quem pratica, colabora, ou no caso das autoridades, omite-se de impedi-la.


Pensamento da semana...


27 março 2013

Apelo à comunidade!


ADOTADOS! A APA está fazendo um apelo a sociedade para acolher (como lar provisório ou adotivo) dois animais que estão abandonados a meses no centro de São Bento do Sul, nas proximidades da Linea Centro Integrado e Panificadora Pimpão. O animal preto é o macho e a marrom a fêmea. Vizinhos e comerciantes vem tratando os bichinhos, mas eles não podem ficar na rua expostos ao sol e chuva e aos perigos que os cercam. Você pode ser lar provisório destes animais? Ou de um deles? Nós da APA já estamos com nossas casas cheias de animais e agora contamos com o apoio da sociedade para acolher estes animais. Estamos divulgando a foto para adoção e também poderemos fazer uma feira de adoção. Entre em contato com a APA pelo e-mail apasbs@hotmail.com ou vá até o local e veja estes maravilhosos e carinhosos animais que aguardam um gesto de carinho e amor da sociedade!

25 março 2013

2ª tarde festiva da APA


Dia 05 de maio na ARCOR acontece a segunda edição da tarde festiva da APA com excelente premiação. Em breve mais novidades sobre o evento. Quer colaborar? Entre em contato conosco pelo e-mail: apasbs@hotmail.com

Novamente o assunto é.... castração!


          Triste perceber a irresponsabilidade da maioria da população quando o assunto é bicho de estimação. Falamos especificamente de castração! Sim, um dos primeiros procedimentos que deveriam ser tomados por quem se diz gostar de animais de estimação ou se dizem indignadas com tanto abandono e crueldade contra a vida animal.

          Lamentavelmente o que se vê são comentários do tipo: "Não tenho dinheiro", "è muito caro" , "não vou gastar tudo isso com uma gata ou cadela", "vou deixar ela dar 1 cria" e por ai vai. Infelizmente muitas dessas pessoas estão pouco incomodadas se a cria da sua gata ou cachorrinha de estimação estiver na rua daqui a uns 2 anos, seja por que cresceu demais, brinca demais, chora demais, ficou doente, se mudaram pra apartamento, entre outras desculpas esfarrapadas.

          Doar filhote é super fácil! Difícil é achar um ser humano que seja realmente responsável e fique com o animalzinho até o fim de sua curta existência! E a conta só aumenta com tantas e tantas crias que poderiam sim ter sido evitadas se os "Tutores" desses animais olhassem efetivamente com mais carinho para aqueles que chamam de companheiros de estimação.

          Quando se ama verdadeiramente um animal de estimação, dar-se um jeito pra muita coisa. Falamos especificamente de castração, visitas ao veterinário e vacinas e claro uma vida verdadeiramente digna ao bichano! Acorda gente! Não há lares para tantos e tantos animais que nascem ou são abandonados diariamente em nossa sociedade. Quase sempre frutos da falta de respeito e amor à criação divina por parte de alguns "humanos"!

Pensamento da semana...

Filhotes para adoção


Doa-se filhotes de porte médio a grande, que necessitam de espaço, liberdade e cuidados. Contatos: 9153 6892/ 9938 0602/ 3633 2803 após ás 18h.

24 março 2013

Adoção com responsabilidade!


Estes 2 filhotes foram encontrados abandonados dentro de uma caixa de papelão.Serão de porte grande e  já estão desmamados. Muito dóceis. A pessoa que os encontrou gosta muito de cães, mas ja possui 3 e não ira conseguir dar uma vida digna a eles. Mesmo assim acabou acolhendo-os para que eles não morressem. Se você tem interesse em adotar um desses pequenos, entre em contato pelos telefones 3633-4885 ou 8484-3451. 

23 março 2013

Urgente! Encontrados!


 
Apareceram dois cães na mecânica Serra Alta. Estão com espinhos de uriço e não se tem pistas sobre seus tutores. Um parece ser Labrador da cor amarela e outro pintado marrom e branco no pescoço. Mais informações no local.

22 março 2013

Encontrada! Precisa de uma nova família!




Essa cachorrinha apareceu na segunda-feira dia 11 de Março em uma empresa no bairro Industrial Norte em Rio Negrinho. Esta sendo alimentada, é um doce, muito carinhosa, mas quem esta provisoriamente cuidado dela não pode adotá-la. O tutor ou interessados na adoção devem falar com a Greicy no 8803-4219.

Adoção de felinos!



Estes dois felinos estão para adoção. Uma fêmea e um macho. Ambos dóceis e caseiros. Contatos pelo telefone (47) 9207-0206.

Desaparecida



Desaparecida a 2 dias do Bairro Boehmerwald perto do Super Mercado Bélem. Atende por tigrinha ou missinha. Contato nos fones 3635 3507 ou 3635 0560 com lanay ou Erickson. 

19 março 2013

Abaixo-assinado contra o uso de testes em animais


Estamos apoiando uma petição contra testes de toxicidade de fármacos em animais que serão realizados pelo Centro de Farmacologia Pré-Clínica de Florianópolis.Em parceria com a FRADA, do Instituto Ecosul e também de outras entidades estaduais de proteção animal, esperamos que tenha alcance nacional para a obtenção de milhares de assinaturas.

Contamos com seu apoio!


Assinem a petição no link abaixo. Depois é preciso entrar no seu email e confirmar a assinatura!


http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2013N36685

Obrigada a todos!

Associação Protetora de Animais de São Bento do Sul

17 março 2013

Contribua com a proteção animal!



          Não pode ser um Associado (a) da APA contribuindo a partir de R$ 10,00 mensais? Então deposite sua doação de qualquer valor no Banco do Brasil AG. 0674-2 CC. 40658-9, adquira um adesivo, artesanato ou camiseta da APA nos tradicionais postos de venda e se for de sua vontade ajudar ainda mais, junte-se a nós nos trabalhos de proteção aos animais. Mande um e-mail para associados.apasbs@hotmail.com Por menor que possa parecer sua colaboração, ela é sem dúvida de grande valia para a continuação de nossos trabalhos.


Pensamento da semana!


16 março 2013

Novo apoiador da APA




Agora também contamos com a colaboração do Jornal Só Negócios que também ira nos auxiliar na divulgação de animais para adoção periodicamente em suas edições. A toda equipe o muito obrigado dos integrantes da APA. Contato

classificados.sonegocios@bol.com.br
 

URGENTE! PROCURA-SE A FILOMENA!

Procura-se Filomena, uma cadela marrom, porte médio, possui dificuldades para locomoção. Perdeu-se no Bairro Progresso. Contato com Luiza 9635-7160.
 

12 março 2013

Precisamos de uma nova chance!


ADOTADOS! Olá, somos dois irmãozinhos à procura de um lar responsável, onde não ficaremos presos em correntes, teremos água e comida a vontade e se ficarmos doentes, seremos levados ao veterinário. Gostou de nós?

Adote a Puma!


Sou a PUMA, uma cachorra de aproximadamente dois anos e meio. Sou muito brincalhona e carente.  Adoro me deitar para receber carinho. Tenho um latido bem forte e acostumada a ficar no meu limite ensinado (portão). Preciso de um lar adotivo, que me dê muito carinho, atenção e que não me deixe presa a uma corrente ou me abandone. Interessados em me adotar, ligar para (47)9956-4188 e falar com Ane Meri.
 

Irmãs para adoção


ADOTADAS! Estas duas cachorrinhas estão para adoção, precisam de um lar com muito carinho e amor.

11 março 2013

Não tenho dinheiro



          Em algumas visitas realizadas pela equipe da APA, o que mais se ouve é a seguinte frase: Não tenho dinheiro para levar meu animal de estimação ao veterinário! Pois bem, vamos à seguinte análise:

          Se eu não tenho dinheiro eu não tenho um carro, uma moto, uma casa... Certo? E quando se compra um carro, uma moto ou uma casa, sabemos que os mesmos precisarão de manutenção, seja ela corretiva ou preventiva.

          Se eu não tenho dinheiro, eu não posso ter um animal de estimação em casa! Pois ele precisa em algumas ocasiões, de vacinas, atendimento de emergência, medicação, enfim, precisa de amparo de seus proprietários. Mas quando se trata de um animal de estimação, algumas pessoas simplesmente não têm dinheiro. Aquele dinheiro da cervejinha, do cigarro, das coisas supérfluas, dinheiro esse que nunca falta.

          Gente, bicho precisa de atenção e gera custos dentro de um lar. Ai vem a questão da adoção com responsabilidade. A partir do momento em que se tem um animal de estimação em casa, a responsabilidade pelo bem estar dele é de seu proprietário. O Artigo 32 da Lei Federal nº. 9.605/98 diz o seguinte:


           È considerado crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, doméstico ou domesticados, nativos ou exóticos.


           Pena - Detenção de 3 (três) meses a 1 (um) ano e multa.


           Parágrafo 1°. - Incorre nas mesmas Penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animais vivos, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.


           Parágrafo 2°. - A Pena é aumentada de 1 (um) terço a 1(um) sexto, se ocorrer a morte do(s) animal(s)."


Os atos de maus-tratos e crueldades mais comuns são:


*Abandono;
*Manter animal preso por muito tempo sem comida e contato com seus donos/responsáveis;
*Deixar animal em lugar impróprio e anti-higiênico;
*Envenenamento;
*Agressão física, covarde e exagerada;
*Mutilação;
*Utilizar animal em shows, apresentações ou trabalho que possa lhe causar pânico e sofrimento;
*Não procurar um veterinário se o animal estiver doente;


           Percebam que perante a lei não procurar um veterinário se o animal estiver doente é crime. Mas infelizmente, algumas pessoas não têm dinheiro! Será? Antes de adotar um animal de estimação, reflita se você poderá lhe dar assistência quando ele mais precisar, se a resposta for negativa, não adote, não tenha um animal de estimação!

          Em algumas situações, quando o animal de estimação mais necessita de apoio, o mesmo é simplesmente jogado em algum canto da cidade, para que tenha uma morte lenta e dolorida. Talvez o “cidadão” que faz isso, imagine que algum ser humano vá se compadecer e recolher este animal da rua, lhe dar o tratamento veterinário e um lar aconchegante. Infelizmente em 99,99% dos casos isso não ocorre.

          Não obrigamos ninguém a ter seus animais de estimação dentro de casa, ou que durmam nas camas, mas lutamos para que pelo menos um local adequado, alimentação diária, atenção e assistência quando eles mais precisam lhe sejam disponibilizados. Se nem o mínimo você pode oferecer, aconselhamos que compre um cachorrinho de pelúcia, este sim não precisa de atenção, alimentação, local decente e muito menos assistência veterinária.

          Bicho não é lixo, bicho não é descartável. Sente dor, fome, angustia, depressão, ansiedade, simpatia, antipatia e principalmente, sente a sua falta! Repetimos, pense muito bem antes de ter um animal de estimação na sua casa! Ou, compre um de pelúcia!




Pensamento da semana...


08 março 2013

A APA não recolhe animais!



          Nossa proposta é a CONSCIENTIZAÇÃO, se cada cidadão cuidar do seu animal, teremos uma cidade sem problemas, castre seu animal, não o deixe cruzar livremente, dê-lhe água e comida todos os dias, se ficou doente, leve-o no veterinário, dê-lhe um abrigo descente, e jamais trate-o com violência!

           A partir do momento que você adquiriu um animal, por adoção, por compra, ou por qualquer motivo que seja, o animal é SEU, e só você tem obrigações para com ele!

           Lembrando que veterinário não é pra gente rica, é pra gente que tem bicho! Não é luxo nenhum você cuidar da saúde do SEU animal, é uma obrigação!

          Esse texto foi retirado em uma das publicações da AJAPRA de Jaraguá do Sul, e exprime bem o pensamento de toda equipe APA.